17/05/2016 - 22:27
Pesquisa em olhos de Harpias

          Para quem não conhece este magnífico animal, a harpia ou gavião-real é considerada a mais forte e uma das maiores aves de rapina do mundo. Esta ave é encontrada do México ao norte da Argentina e apesar de ser muito forte, é frágil à constante interferência humana na natureza. Por ser uma ave de rapina se alimenta de suas caças que podem ser desde pequenas aves até preguiças, macacos-prego e guaribas, havendo relatos inclusive de caça de pequenos veados.
          Por conta de sua característica predatória, a visão é um sentido super importante mas pouco estudado nessa espécie. O Refúgio Biológico Bela Vista em Foz do Iguaçu no Paraná é o único lugar do mundo a possuir tantas Harpias, o que oferece uma importante fonte de estudos. A pesquisa é uma parceria da empresa Itaipú, responsável pelo Refúgio, com a Universidade Federal do Paraná e está encabeçada pelo médico veterinário Wanderlei de Moraes.
          Fui convidado a participar da pesquisa junto com outro médico veterinário, André Somma, doutorando pela UFPR e estamos neste momento coletando dados que elucidarão grande parte da característica dos olhos desse animal. Está sendo maravilhoso conhecer mais sobre uma ave tão bela e imponente, mas principalmente conhecer o trabalho tão bem feito e organizado pela equipe do Refúgio. Aliás vale a dica de visitação desse lugar que conta também com a visitação de trilhas bem elaboradas e de animais.

Ver Mais
Anexo à Clínica Lovely Dog
Rua Araci Vaz Callado, 587, Estreito. Florianópolis, SC
Horário de Atendimento: 09:00 às 18:00